Evento "Um dia no parque" 2022 no Parque Nacional do Itatiaia RJ


Voluntários: Jorge Lucas Moreira e Karoline D. Zamluti

Itatiaia, 24 de Julho de 2022



Para celebrar o evento Nacional “Um dia no paque”, a Birds Atlantic em parceria com o Parque Nacional do Itatiaia, desenvolveram uma manhã de conexão com a natureza através da observação e fotografia de aves, aberto ao público, com limite de 20 participantes insentos de ingresso e estacionamento. Conduzidos pelos voluntários Karoline Zamluti e Jorge Lucas Moreira.

O projeto “Um dia no parque” é comemorado anualmente, e tem como objetivo principal, aproximar as pessoas da natureza para que valorizem seus benefícios e a necessidade de conservá-la, ou seja, Visa valorizar o patrimônio natural através de um olhar contemplativo, aliado ao desejo de preservar. Que este ano de 2022 tem o lema “De volta ao lar”.



ATIVIDADE REALIZADA


Dia 24/07/22, foi realizado a atividade de observação de aves no Parque Nacional do Itatiaia, com intuito de observar aves e outros animais em ambientes naturais na parte baixa do PNI, utilizando binóculos, câmera fotográfica, celular, ou também pela visualização e identificação de diferentes espécies. Foram 5 horas de atividades, para os 09 inscritos presentes. Conduzidos pelos voluntários Jorge Lucas Moreira e Karoline Zamluti.




Na manhã do dia 24, o ponto de encontro foi no centro de visitantes, no qual iniciamos o café compartilhado por volta da 7:30h da manhã. Momento em que os participantes se apresentaram, e foram informados sobre o que é o evento ‘Um dia no Parque’.




Após o café da manhã, visitamos a exposição ‘Seres alados das Agulhas Negras’ que dispoe de fotografias das aves e borboletas da região.



E logo após nos direcionamos a trilha das borboletas, local conhecido por abrigar diversas espécies de aves florestais.

Nesta trilha foi possivel ver as seguintes espécies: tangará, arapaçu liso, arapaçu verde, pula pula, picapauzinho anão, pichororé, sabiá una, guaxe e outras espécies de aves. Além das aves, os macacos pregos também estavam presentes em bando.




E para encerrar a atividade visitamos o Hotel Ypê, localizado próximo ao complexo do Maromba dentro do parque. No hotel nos direcionamos próximo a área do restaurante onde está localizado o comedouro para as aves e beija-flores, foi quando os participantes se emocionaram com a proximidade e interação com as aves. Segue lista das espécies fotografadas e observadas ao redor e no hotel: beija flor de bochecha azul, beija flor de fornte violeta, tie de topete, catirumbava, saira sete cores, saí azul, beija flor rubi, tientinga, tecelão, gaturamo bandeira, ferro velho, benedito de testa amarela, sanhaço de encontro amarelo, beija flor de papo branco, tie sangue, tie preto, jacuguaçu, e outras espécies que passam por lá.






CONSIDERAÇÕES FINAIS


A realização deste evento trouxe uma experiência muito positiva, uma vez que 09 participantes, grande parte deles iniciantes na observação, se conectaram com a natureza através dos pássaros. Cabe ressaltar que este evento incentivou também as pessoas que não conheciam e outras que há muitos anos não iam ao parque, a participarem desta vivência.

As informações passadas agregaram na construção de um saber sobre a importancia das unidades de conservação e todo beneficio que ela nos trás, como alegria, paz, relaxamento. E a importancia também de saber lidar com os animais de forma harmonica, sem interferir de forma negativa o dia dia dos animais. Tópicos esses fundamentais, que caminham lado a lado com o ecoturismo sustável.



Foto da camera: Rafael Moreira


Foto da camera: Rafael Moreira


Foto da camera: Rafael Moreira

22 visualizações0 comentário