Participação no Artigo "Os privilégios da longevidade"- publicado na revista Nature Climate Change

Com muita alegria e gratidão que ilustramos um artigo sobre "Os privilégios da longevidade", escrito por @gferraz29 e publicado na revista Nature Climate Change, sessão de "News&Views".


Texto: Luiza Figueira/@oamantiqueira No artigo, o pesquisador e professor da UFRGS Dr. Gonçalo Ferraz, que estuda ecologia de populações com maior foco em aves, comenta sobre o estudo de T. Martin e J. Mounton, "Longer-lived tropical songbirds reduce breeding activity as they buffer impacts of drought".


Como mensagem central do artigo, compartilhamos aqui alguns pontos. Apesar de espécies de ciclo de vida lento, com maior longevidade, serem em geral identificadas como mais vulneráveis aos processos de extinção, essas espécies gozam de maior flexibilidade, mais tempo, para se adaptarem a variações climáticas e ambientais. Ao serem capazes de reduzir o esforço em reprodução em anos de seca (fator climático desfavorável), espécies de ciclo lento mantiveram maior sobrevivência para superar o ano ruim. Já espécies de ciclo rápido e menor longevidade mantiveram os esforços na reprodução e tiveram maior queda na sobrevivência nós anos de seca.


Em um mundo em mudança e com crescente variação climática, é fundamental entendermos quais espécies e quais características gerais entre espécies são aquelas que permitem maior resiliência às alterações ambientais e climáticas.

Ter ou não o tempo de vida necessário para flexibilizar os esforços em reprodução e balancear a gangorra sobrevivência/ reprodução em tempos difícies pode ser um determinante para a viabilidade ou não de inúmeras espécies.


Esse tipo de conhecimento sobre a ecologia e dinâmica das populações de aves é fundamental para identificarmos e estimamos a viabilidade futura das espécies. Planos e ações de conservação bem embasados e direcionados precisam destes conhecimentos básicos para serem elaborados".



Somos imensamente gratos ao Observatório de Aves da Mantiqueira pela oportunidade. Gratidão!

2 visualizações0 comentário

Birds Atlantic ME. - CNPJ: 33.303.792/0001-22 - Itatiaia RJ
birdwatchingatlantic@gmail.com -  Cel: (24) 992422992 / 992357514

© 2020 - Orgulhosamente desenvolvido por Birds Atlantic

  • White Facebook Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • White Instagram Icon