Participação da Birds Atlantic no G1 Globo.com

Você conhece o picapauzinho-de-testa-pintada?

Exclusiva da Mata Atlântica, ave se destaca pelas cores da plumagem; vocalização trêmula é discreta e não chama muito a atenção.




O picapauzinho-de-testa-pintada Veniliornis maculifrons é um dos quase 60 pica-paus que vivem no Brasil. Encontrado no Sul da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e no leste de Minas Gerais, a ave encanta pela plumagem.

Os 16 centímetros de comprimento ganham tons coloridos: barriga parda com manchas brancas, manto marrom esverdeado com pequenos pontos amarelos e nuca amarela são características de ambos os sexos. O que difere os indivíduos, na verdade, é o topo da cabeça, que nos machos é vermelho e nas fêmeas pardo-amarelado.


Com o bico curto, a ave captura insetos e larvas, dieta típica da maioria dos pica-paus. Além do bico, que funciona como uma sonda em busca de alimento, essa e outras espécies possuem a língua cheia de farpas, útil para fisgar pragas que ficam nas profundidades das galerias. Este hábito não só garante o 'jantar', mas também contribui com a saúde das árvores.




Um pica-pau resiste a um impacto de mais de mil vezes a força da gravidade ao bater seu bico numa árvore. Além disso, consegue fazer até 22 perfurações nos troncos por segundo, sem nenhuma lesão no cérebro


Exclusivo da Mata Atlântica - bioma que cobre 15% do território nacional e é considerado área prioritária para a conservação mundial ; o picapauzinho-de-testa-pintada vive em matas secundárias na Serra do Mar, em clareiras, bordas de matas, plantações e capoeiras, onde costuma ficar aos casais ou ainda acompanhar bandos mistos de aves.

No período reprodutivo a ave abriga os ovos brancos e brilhantes em buracos escavados no tronco e nos galhos de árvores mortas e palmeiras.


FONTE:

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2020/06/15/voce-conhece-o-picapauzinho-de-testa-pintada.ghtml

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo